sexta-feira, 29 de julho de 2011

EN03 - Animais Domésticos (Respondida)

1. Distinguir entre cavalos de tração e de corrida.

0 cavalo de tração precisa ser forte, então é dotado de músculos mais espessos, tornando-o mais robusto e corpulento. O cavalo de corrida deve ser leve e mais magro, para poder melhorar o impacto com a resistência do ar e correr melhor, portanto é mais esbelto, mais delgado, mais comprido. Para corridas a raça indicada é o puro sangue Inglês.

2. Identificar a partir de fotos ou observação e dar a altura, peso, cor e disposição de pelo menos três dos cavalos a seguir: normando, belga, apoloosa, árabe, mangalarga e crioulo.
a) 0 cavalo Normando é forte, grosso, tem o peito largo, a altura até a cernelha e de 1.72 cm, é cavalo de tração, garupa dupla e cor negra.
b) 0 cavalo Belga de tração atinge 1.70cm de altura, a pelugem é ruã ou alazã. Possui um porte belo e firme.
c) 0 apoloosa é de 1.70 cm, pesa 700 a 800 Kg. tem a cabeça quadrada, olhos vivos, garrotes direitos, garupa ovalada, a pelugem varia de castanho e baio.
d) Cavalo árabe - pelagem baia, cavalo de montaria, fogoso e esbelto com altura de 1.65 cm.

3. Citar quatro características físicas da mula.

Quatro características de uma mula: cabeça grande, orelhas compridas e moveis, corpo mais curto do que o do cavalo, e sisudo e tem a mania de ser baba de tirar as crias das éguas quando estas são novinhas. Possui o passo firme, e prudente, não passa o pântano ainda que a matem. É boa para montaria e para viajar.

4. Identificar um burro – a partir de foto ou observação ao natural. Mencionar o tamanho, cor e utilidade.
O burro tem as mesmas características da mula. Serve de tração, é híbrido. Serve para carga e tração. Mede 1.60 cm. Pelagem fina serrada, da cor castanha; exibe uma lista negra no fio do lombo da espádua ate a cauda, e outra na espádua. Passa em lugares onde o cavalo não consegue passar.

5. Identificar em foto ou ao natural quatro tipos de gado leiteiro e quatro tipos de gado de corte.
Leiteiro – Holandesa, Jersey, Guernsey e bubalinos em geral.

Corte – Nelore, Girolano

6. Conhecer as qualidades de produção de leite das raças Jersey, Guernsey e Holandesa.

Jérsei de pequeno tamanho, resistente ao calor, muito usada em regiões tropicais.

Guernsey – vindo de uma ilha britânica, resistente ao frio, pouco utilizado em nossa região.

Holandesa – estatura grande, produz grande quantidade de leite. É branca malhada de preto ou vermelho.

7. Diferenciar entre as cabras Angorá e leiteiras. Mencionar a cor distinta de pelo menos três cabras, tais como a Saanon, Toggenburg, Nubiana e Mambrina.

NOTA – As cabras Angorá têm o pelo longo, sedoso e macio, enquanto que as leiteiras tem o pelo mais curto. Faça uma lista das cabras encontradas em sua região. Pode-se substituir alguma das que estão acima por outra que seja mais presente em sua localidade. No Brasil encontramos a Marota e Canindé. Além da Toggenburg (raça suíça, com pelos longos e sem chifres). Fale sobre suas cores no relatório.

8. Identificar a partir de fotos ou ovelhas ao natural, e citar a produção de lã e carne, tamanho, traços peculiares e aparência geral, de três raças de ovelhas, tais como Merino, Ramboilet, Hampshire, Sufolk e Lincoln.

NOTA – Faça uma pesquisa e, se possível, cole as fotos ou recortes de revistas num álbum onde você possa falar sobre as características de cada raça de ovelha escolhida.


1 comentários:

rebeldes 2012 disse...

por que nao da a resposta da questao 7 inteira , tem que mencionar as cores distinta de cada uma e eu nao acho , pq?

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons