sexta-feira, 29 de julho de 2011

EN12 - Aves [Avançado] (Respondida)

[Avançado]
1. Completar a especialidade de Aves.

2. Conhecer as leis de proteção às aves em seu estado ou país.

As leis ambientais que envolvem as aves, proíbem o comércio de aves nativas sem autorização do IBAMA, vetam a criação de aves silvestres ameaçadas de extinção (como a ararinha-azul e a ararajuba) e daquelas que não são autorizadas oficialmente. Pune com multas e reclusão os maus tratos, cativeiro, extermínio e tráfico de aves e auxilia nas campanhas de conservação e reintegração de aves à natureza.

3. Descrever uma ave com precisão, usando os termos conhecidos para descrever cada parte de seu corpo.

As aves são animais vertebrados homeotermos (sangue quente) que utilizam as penas para manter seu corpo aquecido. Como necessitam voar, possuem ossos ocos e leves, além de não ter dentes, facilitando a leveza. Possuem menor número de ossos na mão e não possuem vértebras caudais. Sua cabeça é leve por não ter mandíbula com dentes. Seu esterno (osso do peito) é maior que dos outros vertebrados, para prender os músculos que promovem o vôo. Seus pés são dotados de garras para pegar suas presas e parar em locais diversos.

4. Descobrir respostas ou para o item a. ou b.:

a. De que maneira os pés, pernas e bicos das aves encontram-se modificados para adaptá-los a seu meio-ambiente?

As aves são caracterizadas pelo vôo, elas voam e os outros vertebrados não conseguem, porque ela é anatomicamente desenhada para isso. Apesar de ser coberta de penas, não as possuem nas pernas e pés, o que auxilia na hora de agarrar uma presa em vôo e pousar em diferentes superfícies. O bico é leve, diferente das mandíbulas cheias de dentes dos outros vertebrados, auxiliando no equilíbrio para o vôo. O bico também auxilia, de acordo com a sua família, a alimentar-se adequadamente.

b. Sobre os beija-flores:

1) O que os beija-flores comem na natureza, e com que frequência?
Eles comem o néctar das flores constantemente, pois precisam de muita energia para voar.
2) Por que os beija-flores não tem medo de grandes mamíferos ou pássaros?
Porque eles são muito rápidos e podem, facilmente, fugir destes predadores.

3) Qual a diferença dos movimentos de suas asas, comparadas a outros pássaros?

Eles voam contra o vento, na mesma velocidade. Eles impelem o ar ora para baixo e para trás, ora para baixo e para frente. Ficam na vertical, o ar deslocado para baixo impede que ele caia.

4) Quão rápido são capazes de voar?

Os beija-flores são muito ligeiros, chegando a voar a 80 Km/h.

5) Com que rapidez batem as asas e o coração?

As asas chegam a bater 90 vezes por segundo.

6) Qual o formato da língua?

A língua é alongada e possui um sulco que capta o néctar na quantidade adequada, esvaziando um nectário de cada vez, de forma muito rápida.


5. Identificar, na asa de uma ave, as tetrizes primárias e secundárias, axilares e álulas.

As tetrizes (ou rêmiges) primárias ligam-se ao segundo dedo (tetrizes secundárias) e a um osso que resulta de fusão do carpo com o meta carpo, o qual liga o dedo ao antebraço (axilares). No polegar, encontramos a álula; do terceiro dedo só encontramos um vestígio e faltam o quarto e quinto dedos.

6. Descrever as funções e propósitos dos bandos das aves, falando especialmente sobre como os bandos contribuem para o conhecimento que temos sobre seus movimentos.

As aves cooperam entre si. Nas migrações em bando, observa-se que as aves vão no vácuo do líder, economizando energia. Elas também se protegem nas dificuldades e obtenção de comida.

7. Mencionar os principais caminhos usados por aves migratórias em seu continente.

Está comprovado que os caminhos migratórios são de norte para sul, no inverno do hemisfério norte. As aves migratórias fazem este trajeto e depois regressam para suas regiões de origem. Veja exemplos abaixo.

8. Apresentar rotas de migração e destinos finais de dez diferentes espécies de aves migratórias.

1) O maçarico desce a costa ocidental da América do Norte e América do Sul.
2) As andorinhas europeias descem da Grã-Bretanha para a África.
3) O tordo-cantador desce da Rússia e Escandinávia para o sudoeste europeu.
4) O tordo-menor atravessa toda a Europa de Norte a Sul.
5) O trinta-anéis migra da Europa, Ásia e América do Norte, para África do Sul e depois para a Antártida.
6) O bobo parte do norte da Europa (Grã-Bretanha) para Austrália e América do Sul.
7) Uma espécie de beija-flor chega a cruzar de norte a sul, todo o Golfo do México (cerca de 800 Km).
8) O estorninho parte do nordeste da Europa para chegar no noroeste da África.
9) O tentilhão vai da Rússia e Islândia, para o sudoeste da Europa.
10) Uma espécie de colibri desce do sul dos Estados Unidos para a América Central.

9. Descrever pelo menos três diferentes formas usadas pelas aves para orientar-se em suas viagens.

Este é um fator meio intrigante para os ornitólogos. Há algumas suposições: utilizam-se da linha da costa ou cordilheiras; se guiam pelo movimento do sol, lua e estrelas; usam olfato, audição ou outro fator sensorial.

10. Fazer uma lista de 60 espécies de aves selvagens, incluindo aves de pelo menos 10 famílias diferentes, que você já tenha observado pessoalmente, identificando-as ao ar livre. Para cada espécie desta lista, notar o seguinte:

a. nome
b. data de observação
c. local de observação
d. habitat (ou seja, campo, bosque, rio, lago, etc.)
e. situação no momento de observação (residente permanente, residente apenas durante o inverno, residente apenas durante o verão, migrador, nômade)

NOTA – Veja 70 exemplos de aves: Gavião, falcão, águia, abutre, urubu, harpia, pavão, marreca, anhuma, biguatinga, garça, socó, maguari, João-bobo, calau, seriema, casuar, condor, cabeça-seca, jaburu, cegonha, sai, juriti, rolinha, pomba, gaio, gralha, corvo, araponga, anambé, mutum, urumutum, jacu, jacutinga, mandarim, grou, gaivota, turaco, pelicano, biguá, codorna, faisão, perdiz, pica-pau, flamingo, papagaio, arara, jandaia, ararajuba, tiriba, araçari, tucano, ema, coruja, mocho, avestruz, mainá, atobá, guará, colhereiro, inhambu, beija-flor, sabiá, suindara, calandra, fragata, rouxinol, pingüim, albatroz e lóris.

11. Apresentar listas de aves mostrando o maior número de espécies observadas ao ar livre em:

a. um dia (com pelo menos 6 horas de observação)

b. uma semana

c. a lista de sua vida (todas as aves que você já observou desde que começou a tomar nota)

12. Fazer uma lista de dez espécies de aves silvestres que você identificou pelo som, ao ar livre, e descrever ou imitar estes sons da melhor maneira possível.

NOTA – Veja o item 10 e selecione as dez aves que você possa imitar.

13. Liderar um grupo numa caminhada para observar aves, ou contar duas histórias bíblicas nas quais uma ave foi importante.
Item Prático. As histórias bíblicas podem ser: I Reis 17:1-7; Gen. 8:6-12; Ex. 16:11-21.

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