sexta-feira, 29 de julho de 2011

EN09 - Astronomia (Respondida)


1. Responda as seguintes perguntas:

a. Qual é o corpo celeste que fica mais próximo da Terra?

A Lua, satélite natural da Terra. O planeta mais próximo é Vênus.

b. Qual é a sua distância da Terra?

A Lua fica a 356.334 Km quando mais perto (perigeu) e a 406.610 quando está no apogeu.

c. O que governa as marés?

A Lua

d. O que causa um eclipse?

Eclipse do Sol - quando a Lua passa exatamente na frente do Sol.

Eclipse da Lua - quando a Terra está entre o Sol e a Lua.

e. O que é uma estrela cadente?

Conhecida também como meteoro. É um corpo celeste de origem mineral, que ao entrar em contato com a atmosfera terrestre se inflama e cai a uma velocidade vertiginosa.

f. Qual a velocidade da luz?

300.000 km por segundo

2. Fazer um diagrama mostrando as posições e movimentos relativos da Terra, Sol e Lua. Demonstrar as posições e movimentos envolvidos nos eclipses do Sol e Lua.

3. Fazer um diagrama de nosso sistema solar e ser capaz de dar o nome dos planetas na ordem, a partir do Sol.

NOTA – Faça este item em forma de desenho, tentando aproximar as formas e cores dos planetas e sua proporção em relação um ao outro com a realidade. A ordem dos planetas é a seguinte: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

4. Identificar as oito estrelas fixas do céu. Qual a diferença entre planetas e estrelas fixas?

Planetas não possuem luz própria e são móveis, girando em torno de estrelas, como o Sol.

Estrelas possuem luz própria e são fixas, com alguns corpos celestes atraídos a girar em torno delas.

A Estrela mais próxima da Terra é Alfa Centauro (com exceção do Sol). Para distinguir entre estrelas e planetas a olho nu, basta ver as que tem luz fixa (planetas) e as que brilham constantemente (estrelas).

5. O que é constelação? Dar o nome e apontar seis delas. Dar o nome de duas constelações visíveis durante o ano todo.

Os astrônomos, para facilitar seus estudos, agrupam as estrelas que parecem próximas umas das outras em Constelações. Tais constelações são divididas em 3 grupos, segundo a posição que ocupam no céu.

a) CONSTELAÇÕES BOREAIS - São visíveis apenas no hemisfério Norte, com as constelação da Lira, Ursa Maior e Menor.

b) CONSTELAOES ZODIACAIS -São visíveis da linha do Equador. São em numero de 12 a saber: Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

c) CONSTELAÇÕES AUSTRAIS - São visíveis apenas do hemisfério Sul, como as do Cruzeiro do Sul, Cão Maior, Centauro, Mosca e Orion. Bayer em sua Uranometria, introduziu o costume, ainda hoje seguido de designar as estrelas de uma mesma constelação e por ordem de brilho ou grandeza, com as letras do alfabeto grego chamando (alfa) a mais brilhante, (beta) a que segue em brilho (gama) a terceira e assim por diante.

6. Desenhar um gráfico do Cruzeiro do Sul, Orion e Escorpião.

7. O que é a Via Láctea? Observar a Via Láctea no céu noturno.

Pode-se observar no firmamento uma imensa faixa irregular, esbranquiçada, que abrange todo o céu: a VIA LACTEA ou GALAXIA ou CAMINHO DE SANTIAGO. Do grego lactus e galactus = leite. É a nossa galáxia! Tem este nome porque é esbranquiçada e parece um caminho de leite no céu noturno.

8. O que é estrela da manhã e estrela vespertina? Por que ela tem estes dois nomes?

O planeta Vênus é conhecido como estrela da manhã, estrela D’alva ou estrela vespertina. Este planeta recebe este nome por ser a primeira estrela a aparecer e a última e sumir do céu e encontra-se muito próxima da Lua.

9. Explicar zênite e nadir.

ZÊNITE: Ponto em que a vertical de um lugar vai encontrar a esfera celeste, acima do horizonte, auge, apogeu e culminância.

NADIR: Ponto do céu oposto ao zênite; ponto mais baixo, tempo ou lugar onde ocorre a maior depressão.

10. O que é aurora boreal? O que a causa?

Correntes de prótons e de elétrons chocam-se continuamente com nossa atmosfera, desalojando elétrons das moléculas de nitrogênio e dos átomos de oxigênio e dando origem a energia para o fantástico espetáculo celeste que ocorre no hemisfério norte e é conhecido pelo nome de Aurora Boreal. As cortinas da Aurora revelam o alinhamento das correntes invisíveis do campo magnético estendendo-se em direção da terra. Em médias latitudes são algumas vezes observadas auroras que tomam o aspecto de finos véus avermelhados a cobrir o firmamento. No hemisfério sul ocorre a Aurora Austral.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons