terça-feira, 16 de agosto de 2011

EN23 - Ecologia (Respondida)


1. Construir um diagrama do ecossistema de um pequeno açude de água doce, colando fotografias/figuras dos animais existentes.

Item prático.

NOTA – Utilize o item 5 para obter todas as informações que formam um ecossistema e tome como base para formar o ecossistema pedido neste item.

2. Escolher um mamífero, um pássaro, um réptil e um anfíbio que sejam comuns na região em que você mora, e construir para cada um deles um diagrama de sua pirâmide ecológica.

Colocamos abaixo um exemplo de cada. Note que na cadeia alimentar de um grupo são encontrados sempre outros grupos. Para ela ser completa é necessário que os decompositores levem o animal do topo (morto) para a terra, servindo de nutriente para os vegetais.

Mamífero

Pássaro

Réptil

Anfíbio

Baleia Orca

Águia

Jibóia

Sapo

¯

¯

¯

¯

Foca

Cobra

Rato

Grilo

¯

¯

¯

¯

Peixe

Bode

Grilo

Grama

¯

¯

¯

Plâncton

Grama

Grama

3. Saber o significado dos seguintes termos:

a. Ecologia - é o estudo dos seres vivos e o ambiente onde vivem, bem como as suas inter-relações.

b. Comunidade - conjunto de populações animais e vegetais que vivem numa área se relacionado uniformemente.

c. Cadeia alimentar - conjunto de alimentos disponível para as populações animais e vegetais.

d. Comensalismo - dois seres de espécies diferentes que dependem um do outro para viver.

e. Sucessão ecológica - quando um ser vive substitui o outro na cadeia, tornando-se o dominante.

f. Plâncton - existem 2 tipos: fitoplancton (vegetal) e zooplancton (animal). Vivem em suspensão nas águas doces, salobras e marinhas.

g. Conservação - a conservação ambiental consiste de conservar aquilo que temos para não ter problemas no futuro.

h. Comunidade clímax - comunidade que possui todos os elementos necessários para a teia alimentar, em harmonia.

i. Autotrófico - fabricam a própria alimentação através da água e gás carbônico. Ex: Plantas.

j. Bioma - conjunto de seres vivos de uma área.

4. Fazer observações detalhadas, em campo, e estudos, em livros, sobre o habitat de alguns pequenos animais de sua região. Escrever um trabalho: metade dele com os resultados de suas observações, e metade a partir de estudos de livros. Cerca de 700 palavras.

NOTA – Pesquise em livros de biologia, ciências do ambiente, etc. Não faça sobre o seu bicho de estimação, pois sua casa é um habitat artificial.

5. Definir um ecossistema e declarar os fatores biológicos e físicos básicos que o mantém equilibrado.

Os fatores abióticos (não-vivos) do ecossistema são: luz solar, calor, água em estado líquido, ar puro e solo. Os fatores bióticos (vivos) são: os produtores (plantas em geral), os consumidores primários (herbívoros), os consumidores secundários (carnívoros) e os decompositores (fungos e bactérias) que promovem a volta da matéria ao ambiente físico para fechar a cadeia alimentar.

6. Investigar como se faz a coleta de lixo em seu bairro. Quanto lixo sua família joga por dia? Por semana? Por ano? Como poderiam lidar melhor com o lixo?

NOTA - Cada cidade tem o seu lixão e a quantidade de lixo por família/dia pode variar. Consulte o lixão de sua cidade e procure dados sobre isso. Sem dúvida nenhuma, a melhor forma de ajudar é praticando a reciclagem do lixo. Separando o metal, plástico, vidro e papel dos orgânicos e entregando nos lixos destinados a este fim. Com as latas de alumínio recicladas pode-se até ganhar dinheiro com a venda.

7. Ler o jornal de uma cidade grande (a mais perto da sua se você não mora numa cidade grande) durante um mês, procurando os níveis de poluição atmosférica. Faça um gráfico demonstrando a curva deste nível durante o mês. Descobrir o que causou os pontos altos de sua curva.

NOTA - Este item deve ser feito da seguinte maneira, pegue um jornal de grande porte, como Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, ou qualquer outro que fale sobre a sua região e observe todos os dias, durante o mês em questão como está o nível do ar em seu bairro. Faça um gráfico dizendo como foi a variação da poluição. Perceba que nos finais de semana ela tende a diminuir pela natural queda de veículos circulantes e fábricas em repouso.

8. Relacionar dez maneiras de trabalhar ativamente em favor de seu meio ambiente. Colocar quatro delas em prática.

- Programar uma limpeza de praça com o seu clube

- Quando passear com seu cão pelas ruas, recolha as fezes dele.

- Não jogue sujeira pela rua, pois entopem bueiros e causam enchentes.

- Programar o plantio de árvores em sua região junto à prefeitura

- Aderir ao programa de castração de animais para diminuir a superpopulação de cães e gatos

- Fazer folhetos informativos sobre conservação ambiental e entregar em sua região

- Fazer uma passeata pró-ecologia e chamar o máximo de pessoas para ajudar a divulgar as idéias

- Não atirar lixo nas encostas de rios e córregos, provocando imundícia nestas regiões.

- Economizar água, não lavando calçadas e quintal sempre com água, mas varrendo algumas vezes.

- Mostrar aos outros como conservar, economizar e dinamizar os recursos que dispomos hoje para não faltar amanhã.

9. Descobrir um trecho do Espírito de Profecia, e um texto Bíblico relacionado à ecologia, e ser capaz de explicar a sua relevância e aplicação em nossos dias.

Para este item, pode-se ler o Livro "Educação, capítulo - Ensinos da Natureza (pág. 97-120)" de Ellen G. White, CPB. Algumas citações:

"Não devemos meramente falar às crianças a respeito dessas criaturas de Deus. Os próprios animais devem ser seus professores. As formigas nos ensinam lições de paciente operosidade, de perseverança em superar obstáculos, providência para o futuro. E os pássaros são ensinadoras de suave lição de confiança. Nosso Pai celestial provê alimento; mas devem eles recolhê-lo, construir o ninho e criar a prole..." Educação, 117.

"Deve-se animar as crianças a buscar na natureza objetos que ilustrem os ensinos da Bíblia, e estudar nesta os símiles tirados daquela”.Educação pág. 120.

1 comentários:

Unknown disse...

faltou um texto biblico

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons