1. Completar a especialidade de Conchas e Moluscos.
2. Definir o termo “molusco”.
Animal de corpo mole desprovido de ossos ou quitina, protegido por concha calcária.
3. Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as características de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.
Gastrópodes – concha com uma valva, geralmente hermafroditas, são terrestres. Ex. Caracóis.
Bivalves – conchas com duas valvas, são aquáticos. Ex. Mariscos e ostras.
Cefalópodes – concha interna ou ausente, são aquáticos. Ex. Polvos e lulas.
4. Distinguir entre molusco univalves e bivalves, considerando o seguinte:
a. A concha – o univalve tem apenas uma concha, os bivalves possuem duas conchas.
b. O corpo do molusco – os univalves vivem fora da concha, enquanto os bivalves vivem dentro dela.
c. Reprodução – os univalves são hemafrodidas, mas cruzam com o parceiro. Os bivalves botam ovos.
d. Movimentos – ambos se movimentam pelo pé, que serve para fixar ou movimentar o molusco.
e. Busca por alimento – os univalves vão à caça e os bivalves ficam à espreita, esperando o bote.
f. Auto-preservação – os univalves entram na concha, os bivalves se fecham firmemente.
5. Identificar em conchas ou desenhos, e conhecer o seguinte glossário de termos conquiliológicos:
a. Válvula – cada uma das peças sólidas que revestem um molusco.
b. Vértice – ponto culminante da concha.
c. Orifício – canal por onde passam os detritos.
d. Bisso – fios de seda com os quais o molusco bivalve se firma nas rochas.
e. Pata – serve como elemento de escavação, fixação ou locomoção.
f. Manto – pele dupla que recobre o corpo do animal, isto é, as vísceras.
g. Opérculo – tampa membranosa ou calcaria que fecha a boca da concha. Ocorre em caracóis e outros.
h. Mãe da pérola – é a ostra, responsável por produzir as belas pérolas através da areia.
i. Epiderme – camada superficial, não vascularizada da pele.
j. Costelas – estrutura ausente nos moluscos, seres invertebrados.
k. Canal – tubo de entrada e saída de água.
l. Espinhas – estruturas salientes e alongadas presentes em alguns moluscos.
m. Espira – cada uma das voltas do espiral que forma algumas conchas.
n. Lábios – ou palpo labial ciliado, é o órgão de apreensão do alimento dos moluscos bivalves.
o. Linhas concêntricas – linhas da concha que partem de um mesmo centro.
6. Explicar o desenvolvimento de uma concha. Quanto tempo vivem os moluscos?
Entre a concha e o manto, há um espaço livre, chamado de cavidade do manto. Ali há células secretoras que serão responsáveis pela formação da concha. A concha irá servir como esqueleto externo para proteger o corpo mole do molusco. Os moluscos vivem de acordo com as condições do ambiente. Alguns chegam a mais de 20 anos em cativeiro.
7. Apresentar alguns fatos sobre a vida de uma Strombus pugilis ("concha de briga"), e explicar por que esta concha tem este nome.
É encontrada em toda a costa brasileira. Habita no fundo da areia e gramíferas (2-15 metros). É comestível e utilizada na fabricação de cal. Recebe esse nome pela formação pontiaguda, como um punhal.
8. Identificar e explicar as atividades do teredem.
É um molusco bivalve, muito especializado, de corpo delicado, provido de concha interior, pequena, com a qual perfuram a madeira de navios e de ancoradouros submersos. São aptos em digerir a celulose.
9. Como se explica a distribuição dos moluscos?
Os moluscos são seres altamente especializados em viver em ambientes diversos. Através da pouca exigência de condições, vivem em todos os oceanos, se espalhando por todo o mundo. Os predadores têm dificuldades em atacá-los por sua proteção em concha dura.
10. Dar o nome de dois moluscos que não tem concha.
Polvo e lula, pois fazem parte do grupo dos cefalópodes.
11. Encontrar respostas para as interessantes perguntas a seguir:
a. Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas?
Entre a concha e o manto existe um espaço conhecido como cavidade do manto, nele estruturas especiais se projetam a fixar a concha nos univalves. Os bivalves possuem uma substância fixadora.
b. Como se controla a cor de uma concha?
Varia conforme a região de procedência, luminosidade e condições ambientais.
c. Que molusco tem quatro guelras?
A Tridacna maxima.
d. A partir de que animal marinho fazia-se a tinta da Índia?
O polvo se defende expelindo a tinta conhecida como sépia.
e. Que molusco deixa um rastro brilhante?
A lesma, o rastro é uma substância que serve para ela escorregar e se locomover com maior facilidade.
f. Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas?
As Cypraea foram utilizadas inclusive por portugueses e holandeses como dinheiro. Aliás, o nome popular da Cypraea em inglês é Cowrie, que nada mais é a palavra portuguesa Cauri (Concha) adaptada para o inglês. Os holandeses têm registros de 4,7 bilhões de Cypraea comercializadas entre 1669 e 1766!
g. Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos?
A concha simpulum.
h. A tinta púrpura, dos tempos antigos, era retirada da secreção de que molusco?
É retirada do murice das conchas.
i. Qual é a fonte das pérolas? Como se formam?
São as ostras, que fazem as pérolas através de processos químicos com a areia de seu interior.
12. Citar seis usos comerciais das conchas.
Serem para coleção, enfeites, cal, produção de pérolas, medicina (sanguessuga), farinha de conchas para aves. Alguns utilizam como alimento, o que é errado, por serem animais impuros.
13. Completar uma das seguintes atividades:
a. Encontrar e colecionar, pessoalmente, 40 espécies de conchas, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha em termos de data e local onde foi encontrada, nome comum, nome científico e classe.
b. Fazer uma coleção de 50 espécies de conchas que você encontrou, ganhou ou comprou, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha da seguinte forma: se você mesmo a encontrou, dar informação de acordo com o item (a), acima. Se ganhou ou comprou, dar o nome da pessoa de quem ganhou, habitat da concha, data da compra, nome comum, nome científico e classe.
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