terça-feira, 16 de agosto de 2011

EN32 - Gramíneas (Respondida)


1. Que características uma planta precisa ter para ser qualificada como gramínea?
A raiz penetra fundo no solo, o caule pode ser colmo, oco ou cilíndrico, folhas espiraladas e bainha fundida.

2. Que tipo de raízes têm todas as gramíneas?

As plantas, em geral, possuem uma raiz única que se ramifica pelo solo e dá sustentação e transporte de nutrientes. As gramíneas possuem várias raízes que penetram no solo, dando a forma de um grande emaranhado, bem mais denso e volumoso que o das raízes das outras plantas.

3. Em números aproximados, quantas espécies há, ao redor do mundo, na família das gramíneas chamadas de Graminease ou Poaceae?

Convensionalmente se diz que temos 800 espécies. Há quem diga que este número atinge o marca de 2.500 espécies. A enciclopédia Larousse Cultural aponta para 6.000 espécies.

4. As sementes das gramíneas são compostas de duas metades como o feijão (dicotiledônias), ou consistem de apenas um todo, como o lírio, tâmara e coco (monocotiledôneas)?

As gramíneas são da família das monocotiledôneas, sendo sua semente de apenas uma parte.

5. Que característica única no crescimento das gramíneas torna possível que a planta floresça constantemente, mesmo que sirva de pasto, ou que seja cortada?

As gramíneas dispõem de vários gomos (como, por exemplo, o bambú e a cana) e muitas raízes. Quando se corta um destes gomos, a planta continua a crescer independentemente do incidente, pois vai crescendo de gomo em gomo.

6. Dar o nome de três gramíneas anuais, ou seja, gramíneas que nasçam de sementes, floresçam, produzam sementes e morram em seguida.

Arroz, aveia e cevada.

7. Dar o nome de três gramíneas perenes, ou seja, gramíneas cujas raízes continuem vivas mesmo quando a parte de cima morre (situação mais pertinente em países onde há neve).

Cana-de-açúcar, bambú e capim-elefante.

8. Em cada um dos casos a seguir, dar o nome de uma gramínea, ou mais, onde indicado, a partir dos quais o produto é feito:

a. pão (três gramíneas) - trigo, milho e centeio

b. vassouras - milho

c. vara de pescar - caniço

d. glúten - trigo

e. álcool de grãos (duas gramíneas) - cana-de-açúcar

f. palha - alfafa

g. canjica - milho

h. melado - cana-de-açúcar

i. mingau de aveia - aveia

j. amido - milho

k. açúcar - cana-de-açúcar

l. farinha branca - trigo

9. Completar uma das tarefas a seguir:

a. Reunir e classificar corretamente dez gramíneas cultivadas.

b. Escrever um trabalho sobre as várias utilidades das gramíneas, por diferentes povos ao redor do mundo.

Item prático.

10. Prensar, colar e etiquetar corretamente talos de flores ou sementes de cinco gramíneas perniciosas, além de talos de flores ou sementes de mais dez gramíneas que cresçam perto de sua casa. Esta coleção pode incluir plantas cujas sementes fazem parte de sua coleção de gramíneas cultivadas.

Item prático.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons