terça-feira, 16 de agosto de 2011

EN06 - Areia (Respondida)

1. Fazer uma coleção de 30 variedades de areias coloridas e dar o nome da localidade de onde as tirou. (Observação: Leve saquinhos pequenos, um lápis e uma pequena colher ou concha para retirar a areia. Apresentar em pequenos vidros/garrafas).

NOTA - É muito interessante fazer coleção de areia. É só. arranjar vidrinhos vazios, enchê-los com diversos tipos de areia. Tenho uns quarenta vidrinhos com areia e praticamente não tem uma igual a outra. São de diversos tons. Areia é uma substância ou pulverulenta que se acumula nas praias, no leito do rio. São Constituídas de qrãos de quartzos. Areia fina e grossa, monazitas e elmotita , zarconitas e granadas. Alguma contém ouro e prata.

2. O que significa a palavra areia? Dar o nome de dois tipos de areia.

Areia vem da do latim arena, que representa um conjunto de pequenos grânulos juntos. Como exemplos de areia temos a monazítica, argilosa e calcária.

3. Apresentar a origem da areia e seu conteúdo mineral.

É uma substância mineral em minúsculos grânulos ou em pó, resultante da degradação de rochas silicosas ou fragmentos minerais, através do vento, água ou demais agentes de erosão.

4. Qual a diferença entre a areia e o solo?

A areia é o conjunto de pequenos grânulos minerais. O solo é composto por materiais bióticos (que tem vida, como vegetação e invertebrados) e abióticos (que não tem vida, como areia, terra e água).

5. O que o tamanho do grão de areia, seu formato, superfície e sua fragmentação querem dizer?

Por ser um material mineral sujeito às intempéries do ambiente, as rochas se fragmentam. Dependendo da sua origem mineral, ela pode fragmentar-se com menor ou maior facilidade, resultando em tamanhos maiores ou menores, o que depende também do fator clima e acidentes ambientais. Portanto, tanto o formato, quanto o tamanho, superfície e fragmentação se relacionam com o clima, ambiente e acidentes.

6. Definir e explicar a utilidade de cada uma:

a. Glacial - Areia das geleiras

b. Calcária - Contém grânulos de natureza calcaria

c. Areia movediça - Areia muito fina, saturada de água, não suporta peso. Se alguém pisar nessa areia afunda e debatendo-se, está perdido. Outra areia movediça é aquela movida pelo vento formando duna

d. Areia para fazer vidros - É utilizada na fabricação de vidros; é usada como fonte de sílicas na fabricação de cerâmica

e. Areia de modelagem - É empregada na preparação de concretos e para moldes de metais em fusão

f. Areia de polir - É usada em maçaricos especiais para fins de corrosões sobre superfícies de metais; serve para limpar peças de fundição, superfícies oxidadas e renovar pinturas velhas; arear panelas

g. Areia para construção - Usada no concreto e no reboco

h. Areia para filtragem - Usada para os grandes filtros para a purificação da água

i. Areia para fornalha - Usada nos fornos para conservação do calor

j. Areia de praia - Os ventos brincam com elas transportando de um lado para o outro formando dunas

7. Examinar cinco tipos de espécimes de areia com lentes de aumento, e observar as várias características.

Item prático.

8. Memorizar Gênesis 22:17 e Provérbios 27:3.

Gênesis 22:17 – que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos.

Provérbios 27:3 – Pesada é a pedra, e a areia também; mas a ira do insensato é mais pesada do que elas ambas.


2 comentários:

Unknown disse...

voce tem esta apostila em pawer ponit

Unknown disse...

voce tem esta apostila em pawer ponit

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons