terça-feira, 16 de agosto de 2011

EN25 - Flores (Respondida)


1. Desenhar ou fotografar 35 tipos de flores silvestres e identificá-las corretamente.

Item prático.

2. Desenhar e classificar corretamente, ou apontar numa flor ao natural, as partes da mesma: pistilo, estame, pétala e sépala.

Pistilo Unidade do gineceu, composta de ovário, estilete e estigma.

Estame Órgão floral masculino, formado pelo filamento que contém sacos polínicos.

Pétala – Cada uma das partes distintas da corola.

Sépala – Cada uma das peças que forma o cálice das flores.

3. Dar o nome de seis famílias de flores e suas características peculiares. Dar o nome de pelo menos duas flores de cada família.

a) Malváceas - Gerânio, Ibiscos, Quiabo.
b) Aréceas - Anturio, Copo-de-Leite.
c) Ypomeáceas - ipoméia, Batata-doce.
d) Violáceas - Amor-perfeito, Violetas.
e) Compostas - Margarida, Zinia, Mal-me-quer.
f) Bignoneáceas - Flor-de-Ipê, Caroba.


4. Descrever o ciclo de vida de uma flor em particular, incluindo o papel dos insetos ou vento na polinização.

Para observar o nascimento e o crescimento de uma flor o melhor exemplo é o da zinia ou capitão. Coloca-se a semente no solo, cobre-se levemente para que o pardal não coma; vem a chuva regar e o sol aquecer, logo sai as cotiledoneas, duas folhinhas, em seguida mais o embrião que também são duas folhas e daí vão crescendo a folha oposta na altura de doze centimetros, surge no meio das ultimas folhinhas um botãozinho meio vermelhinho, depois de alguns dias desabrocha uma linda flor composta; aparecem as borboletas; monarca, papilo, rabo de andorinha, Dione vanilae, Anartia amatema, todas elas vem sugar o doce nectar e ao mesmo tempo levam nas patinhas o pólen para as outras flores da mesma espécie, fertilizando-as.

5. Citar pelo menos duas plantas que sejam venenosas ao toque, e mencionar, se houver, alguma que exista em seu bairro.

a) Aroeira - dá erupção na pele e incha, causando coceiras.
b) Urtiga - produz uma dorzinha irritante por várias horas. Existem no local duas espécies de urtigas.

6. Fazer três das exigências a seguir:

a. Desenhar ou fotografar uma série de pelo menos seis flores, mostrando, na ordem, as cores do arco-íris – vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, violeta.

Alguns exemplos: Vermelho (ibiscos), Alaranjado (verbenas), Amarelo (São José), Verde (beijo-de-frade), Azul (amarantos) e Violeta (cosmos).

b. Apresentar flores frescas, secas ou prensadas que tenham: cinco pétalas, quatro pétalas, três pétalas, nenhuma pétala.

5 (beijo-de-frade), 4 (flor-de-calancho), 3 (flor-de-trapueraba) e nenhuma (marcélia e amaranto).

c. De olhos vendados, distinguir e dar o nome de duas entre cinco flores silvestres ou cultivadas, usando apenas o sentido do olfato.

Item prático.

d. Alistar flores que você observou enquanto eram visitadas – para fins de alimentação – por:

a) Pássaros - brinco-de-princesa e ibisco.
b) Abelhas - flor-de-cerejeira, pessegueiro.
c) Borboletas - ziniz, cosmos, sempre-viva.
d) Mariposas - são noturnas, não se pode observar

e) Besouros - flor-de-trepadeiras, ipomeas

e. Observar uma flor durante pelo menos dez minutos, à luz do sol, e pelo menos dez minutos após o anoitecer, e relatar os insetos que a visitaram. Mencionar o número de visitantes, e o nome da flor.

Item prático.

1 comentários:

Unknown disse...

Obrigada,me ajudou muito😅☪️❤️

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons