terça-feira, 16 de agosto de 2011

EN22 - Conservação Ambiental (Respondida)


1. Qual é a diferença entre ecologia e conservação ambiental?

Ecologia é estudo dos ecossistemas;

Conservação ambiental é estudo de formas de como proteger os ecossistemas de hoje.

2. Escrever uma redação de 500 palavras sobre como o aumento da população humana está ameaçando nossa existência na Terra.

NOTA - O problema básico existente no crescimento da população é que excede a capacidade de industrialização, recursos produtores de alimento, e serviços básicos, como: educação, hospitais, etc., coisas que permitem o mantimento de, pelo menos, o nível de vida. Uma pessoa encontra cifras indicando, por exemplo, que a América Central está duplicando sua população a cada 17 anos, mas sua produção de alimento aumenta somente alguns pontos a cada década, a industrialização fica estagnada ou em recesso, mal administrada pelo governo e empresários, serviços aumentando muito devagar, etc. Soluções são muitas, mas requerem certos elementos os quais os ricos e poderosos não tem ou não desejam pôr em funcionamento. Distribuição adequada das riquezas, honestidade, preocupação pelo bem-estar de outros seres humanos, motivação para controle de população, motivação desinteressada por parte da maioria "para o bem da humanidade", etc., mas como imoralidade, avidez, desonestidade, amor próprio acima dos outros, são parte natural das forças humanas, as conseqüências serão sofridas por todos até a intervenção de Deus.

3. O que significa o termo "morte" de um lago ou rio? Há algum lago ou rio em sua região ou cidade, que é classificado como "morto"?

É um rio onde não há mais vida, o teor de oxigênio é zero. Isso ocorre por fatores como: fábricas perto contaminando o ar e a água, empresas químicas descarregando na água, fazendas uso de inseticidas, etc. Na região paulistana, encontramos o rio Tietê, cortando toda a cidade. Ele é considerado um rio “morto”.

4. Realize uma investigação num pequeno riacho que passe que passe dentro ou perto de sua cidade. Verifique o seguinte:

Sinais de pureza

a. Abundância de pequenos peixes

b. Água visualmente clara, e com odor agradável

c. Margens do riacho cobertas de vegetação até perto da água

d. Pequenas quantidades de alga verde na água (de coloração verde claro)

e. Existência de algumas plantas aquáticas como a taboa, erva do campo ou pontedéria.

f. Existência de tartarugas

g. Existência de lagostins sob as pedras do riacho

h. Crescimento de ervas daninhas na areia das margens, indicando um nível de água relativamente estável

Sinais de Deterioração e Morte

a. Presença de grandes massas de alga azul-verde (coloração verde escuro)

b. Margens marcadas por nível de água durante as chuvas

c. Água com odor pútrido

d. Presença de espuma de detergentes/agentes químicos

e. Lixo nas margens e dentro da água, perto das margens

f. Água repleta de sedimentos

g. Ausência de insetos aquáticos e peixes

h. Presença de esgoto

i. Presença de óleo na superfície da água

j. Ausência de salamandras e rãs sob as pedras do riacho

k. Depósito ou fábricas jogam resíduos nas águas do riacho

5. Se o seu riacho demonstra alguns dos sinais de deterioração acima, faça alguma coisa para despoluí-lo. A maioria das pessoas não pensa muito nestas coisas, e fica satisfeita em cooperar se alguém lhes conscientizar da situação. Organizar um grupo de jovens para ajudá-lo a recolher o lixo das margens do riacho. Conseguir que empresários forneçam caminhões ou pick-ups para ajudar na campanha.

NOTA – Se esta especialidade for feita pelo Clube todo e você é o instrutor, faça um projeto e tente desenvolvê-lo com a maior abrangência de membros possível. Dê a cada um deles uma função específica no projeto e coloque todos para trabalhar. Seria muito bom que o Clube fotografasse a ação dos desbravadores, não somente para o arquivo fotográfico do Clube, mas para enviar a entidades ou imprensa e mostrar o trabalho que o Clube de Desbravadores pode desempenhar em auxílio ao meio ambiente.

6. Fazer uma visita ao depósito de lixo de sua cidade ou bairro, e ver como se lida com o lixo. Descobrir:

a. Quantas toneladas de lixo são jogadas diariamente?

b. Que tentativas são feitas para se reciclar parte desse lixo?

c. Parte do lixo é queimada, ou é todo enterrado?

d. Qual é o custo, por pessoa, por ano, para lidar com o lixo em sua cidade?

e. O que acontece com os carros que não servem mais para nada em sua região?

7. Fazer uma visita a uma usina mais próxima. Desenhar um diagrama detalhado do que acontece ao lixo líquido e sólido, do momento em que entram na usina, até saírem. Em que estado sai o lixo? Há qualquer outra utilidade para este lixo?

Item prático.

8. Se possível, visitar uma usina de purificação de água. Construir um diagrama dos passos para a purificação da água, do momento em que entra na usina até sair para ser distribuído em residências e estabelecimentos comerciais. Através da leitura e discussão com funcionários da usina, determinar se as fontes de água do futuro serão suficientes para a demanda.

Item prático.

9. Ler e escrever um resumo de um livro sobre questões do meio ambiente.

NOTA – Você pode escolher livros que falem sobre: Extinção de espécies nativas, água (seu presente e futuro), desmatamento (da Amazônia e reservas federais), lixo urbano, poluição (ar, água, sonora, visual), reciclagem, entre outros.

10. O que são espécies raras e em perigo de extinção? Descobrir que esforços estão sendo feitos para proteger tais espécies em sua região. O que você pode fazer para ajudar? Escrever uma redação de 300 - 500 palavras sobre suas idéias.

Algumas espécies de animais e vegetais estão sendo, a cada dia, destruídos pelo homem. Através da matança e comércio de animais silvestres e plantas nativas. Com isso, diminui-se o número de espécies no ambiente, o que caracteriza a raridade e o perigo de extinção. O governo, através de entidades como o IBAMA, tenta converter o máximo de esforços na fiscalização desta predação da natureza. Os infratores podem receber multa ou reclusão de tempo variável. Algumas organizações não-governamentais (ONGs) estão promovendo a criação e reintegração de algumas espécies na natureza, mas é melhor previnir do que remediar. Nós podemos ajudar não comprando espécies silvestres e denunciando os infratores.


1 comentários:

Unknown disse...

n fala a respeito de como despoluir um lago ou rio

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons