terça-feira, 16 de agosto de 2011

EN27 - Fósseis (Respondida)


1. Fazer uma coleção de pelo menos dez diferentes tipos de fósseis, com o nome e localização geográfica de cada. Pode-se usar fita adesiva para anotar os nomes.

NOTA – Para o cumprimento deste item, o candidato deverá acompanhar um geólogo como seu instrutor durante algum tempo, conhecendo todos os métodos e rotina da paleontologia e geologia.

2. Dar uma breve definição das palavras a seguir em seu caderno: geologia, fósseis, catastrofismo, pelecípode, graptolite, trilobita, dinossauro, mamute, mastodonte, crinoite, lingulo, foraminífera, radiolário, paleozóico, mesozóico, cenozóico, pleistoceno, paleontologia, paleobotânica e braquiópode.

Geologia – ciência que trata da origem e constituição da Terra.

Fósseis – restos de corpos organizados encontrados no seio da Terra.

Catastrofismo – teoria que acredita que ocorreu uma catástrofe e proporcionou a morte de vários animais.

Pelecípode – organismo animal bivalve do período cambriano e extinto em período subseqüente.

Graptolite – nome genérico dado a pedras que tem desenhos em sua superfície.

Trilobita – organismo animal proveniente do período cambriano e extinto em período subseqüente.

Dinossauro – classe de grandes répteis extintos na era mesozóica.

Mamute – paquiderme semelhante ao elefante, extinto há muito anos.

Mastodonte – proboscídeo fóssil que apareceu no Oligoceno e se extinguiu no Pleistoceno tardio.

Crinóide – espécie de equinoderme semelhante a uma planta, proveniente do período secundário.

Lingulo – organismo animal que viveu no período cambriano e foi extinto em eras posteriores.

Foraminífera – grupo marinho predominante durante o período paleozóico.

Radiolário – ordem de protozoários que compõe o plâncton marinho.

Paleozóico – período mais antigo da Idade da Pedra.

Mesozóico – compreende o período cretáceo (formação das rochas sedimentares e vulcânicas) e jurássico (existência de mamíferos e répteis).

Cenozóico – período mais recente, onde temos a formação da Terra nas condiçõea atuais.

Pleistoceno – primeira época do período quaternário.

Paleontologia – estudo de espécies desaparecidas, baseado em fósseis.

Paleobotânica – estudo de espécies vegetais desaparecidas, baseado em fósseis.

Braquiópode – organismo animal proveniente do período cambriano e extinto em período subseqüente.

3. Fazer um dos itens a seguir:

a. Visitar uma camada de fósseis para reunir espécimes. Fazer um relatório oral ou por escrito da excursão.

b. Visitar um museu onde há fósseis em exibição, e fazer um relatório oral ou por escrito da excursão.

4. Descrever o processo apropriado para remoção de espécimes delicados. Dizer como o esqueleto de um dinossauro ou outro fóssil de proporções gigantescas deveria ser removido. Por que principiantes não devem retirar estes espécimes? O que deveria ser feito pelo principiante quando encontra um fóssil claramente valioso?

Por serem animais que viveram a muito tempo e estão conservados na forma de fósseis, são considerados raros e, portanto, valiosos para os geólogos e paleontólogos. Sabendo disso, deve-se tomar o máximo de cuidado ao encontrar um, pois são muito frágeis, por serem muito antigos. Os especialistas devem ser encarregados de retirar os espécimes. Se um novato encontrar um indício de fóssil, ele deve comunicar os especialistas, que farão a remoção com os materiais e métodos adequados. Se um principiante resolver tirar sozinho, sem ajuda especializada, poderá danificar o precioso material. Nunca puxe o fóssil, sempre cave em volta até ele ficar totalmente solto para ser retirado por inteiro.

5. Descrever o processo de limpeza dos espécimes assim que são retirados, para prepará-los para o museu. Passar por todo o processo preparatório de pelo menos um espécime a ser exposto, e colocá-lo num local onde possa ser observado.

Os espécimes devem ser limpos com delicadeza, através de espanadores e materiais específicos. A utilização de produtos químicos é contra-indicada, ao menos que um profissional autorize uma substância cientificamente benéfica para o fóssil. Ele deve ser limpo de modo a que todos vejam e entendam o que representa o fóssil.

6. Explicar a diferença entre as explicações dadas por evolucionistas e criacionistas diante da presença dos fósseis.

Os criacionistas acreditam que ocorreu um dilúvio universal. Segundo o relato bíblico, apenas alguns animais selecionados e uma família de oito pessoas foram poupados daquela catástrofe. Não só do céu caia água como das profundezas da Terra jorrava água para cobrir a Terra naqueles quarenta dias de intensa tempestade. Os animais mortos neste período foram sendo encobertos pela água e rocha, formando camadas na Terra e os fósseis foram produzidos em decorrência de tudo isso (mais informações no livro Origens, de Ariel Roth, da Casa Publicadora Brasileira).

Os evolucionistas acreditam que o registro fóssil se dá pelo fato de, há milhões de anos, muitos animais terem vivido e morrido, sendo enterrados e formando fósseis. Alguns sugerem que os fósseis se formaram pela ação de fluídos em concentração. O desastre que, segundo eles, matou os dinossauros, auxiliou na formação de alguns fósseis há milhões de anos atrás. Todos esses fósseis foram produzidos após a chamada “explosão cabriana” onde surgiram os animais que existem hoje.

7. Que explicação há para a existência de animais congelados nas regiões árticas. Que explicações se dá para a sua condição e quando, provavelmente, viveram na Terra?

Como conseqüência do pecado, o clima na Terra mudou muito. As condições climáticas causaram drásticos acidentes. Animais que foram submergidos no dilúvio, depois foram congelados com as condições climáticas alteradas. Estes animais viveram desde a criação. Os evolucionistas contestam, dizendo que estes animais apareceram depois de bilhões de anos na cadeia evolutiva, na “explosão cambriana”.

8. Cite textos da Bíblia e do Espírito de Profecia para explicar a origem do seguinte:

a. Carvão - Nesse tempo imensas florestas foram sepultadas. Estas foram depois transformadas em carvão, formando as extensas camadas carboníferas que hoje existem, e também fornecendo grande quantidade de óleo. O carvão e o óleo freqüentemente se acendem e queimam debaixo da superfície da Terra”. Patriarcas e Profetas, pág. 108.

b. Petróleo - Pelo mesmo meio a prata e o ouro, a madeira escolhida e as pedras preciosas, que tinha enriquecido e adornado o mundo antes do dilúvio, e que os habitantes haviam idolatrado, foram escondidos da vista e alcance dos homens, acumulando a ação violenta das águas, terra e pedras sobre esses tesouros, e nalguns casos formando mesmo montanhas sobre eles”. Patriarcas e Profetas, pág. 108.

c. Fósseis - Todos os lugares estavam juncados de corpos mortos de homens e animais. O Senhor não permitiria que estes ficassem a decompor-se e contaminar o ar; fez, portanto, da Terra um vasto cemitério. Um vento violento que fez soprar com o fim de enxugar as águas, removeu-os com grande força, levando mesmo em alguns casos os cumes das montanhas, e amontoando árvores, pedras e terra em cima dos corpos dos mortos”. Patriarcas e Profetas, pág. 108.

d. Calcário - Assim as rochas são aquecidas, queimada a pedra de cal, e derretido o minério de ferro. A ação da água sobre a cal aumenta a fúria do intenso calor, e determina os terremotos, vulcões e violentas erupções. Vindo o fogo e a água em contato com as camadas de pedra e minério, há violentas explosões subterrâneas, as quais repercutem como soturnos trovões.” Patriarcas e Profetas, pág. 109.


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