sexta-feira, 29 de julho de 2011

EN05 - Arbustos (Respondida)


1. Anotar três características dos arbustos, que os distinguem das árvores e ervas. Por que uma parreira às vezes é considerada arbusto?

Diferem-se principalmente pela condição e o modo de crescer do talo. Geralmente, árvores têm um só tronco de madeira até a altura onde começam os galhos, as plantas tem talos fracos que não suportam muita altura de planta, e os arbustos são intermediários, tem talo mais como madeira e suporta maior crescimento, mas é de base múltipla. Também plantas geralmente crescem até uns 2 metros, arbustos até uns 4 metros e árvores de 4 pra cima. A parreira é uma trepadeira, mas cultivada a formam como arbusto.

2. Dar o nome de três importantes alimentos silvestres ou cultivados encontrados em arbustos de sua localidade. Dar o nome de um arbusto que produz castanhas comestíveis.

Caju, Framboesa e Gengibre. A castanha de caju é muito difundida no Brasil e exterior.

3. Mencionar dois arbustos cultivados e dois silvestres de sua localidade, que produzam flores vistosas.

Hibisco, Caliandra, Flor Abacaxi e Primavera.

4. Em que época floresce a maioria dos arbustos: na primavera, verão ou outono? Dar o nome de um arbusto que floresce antes das folhas aparecerem.

Assim como as outras plantas, os arbustos florescem na primavera, estação caracterizada pela diversidade de cores proveniente das flores. Um arbusto que floresce antes das folhas aparecerem é o Abotilum laranja.

5. Que arbusto parasita, muito usado para decoração de interiores, cresce nos galhos mais altos de diferentes tipos de árvores?

NOTA – Arbusto parasita é aquele que se prende a alguma árvore, mas você percebe pelas folhas distintas. A trepadeira não é um arbusto.

6. Dar o exemplo de um arbusto cujas folhas mudam de cor no outono, passando de verde a amarelo, alaranjado ou vermelho.

NOTA – Este item deve ser realizado segundo a região em que você mora. Pesquise qual é o arbusto.

7. Observe algum arbusto que esteja florido e relacionar a maior quantidade de insetos possível (pelo menos três) que venham buscar pólen ou néctar nas suas flores.

Item prático. NOTA - O arbusto bico-de-papagaio é alvo de aranhas-de-jardim e cochonilhas.

8. De que arbusto os pássaros preferem comer as frutas ou sementes? Mencione um arbusto cuja flor atraia os pássaros.

Os arbustos com flores de cores vibrantes chamam a atenção dos pássaros. A camélia é bem atrativa a eles.

9. Em que arbustos os pássaros preferem construir seus ninhos?

Nos arbustos mais densos, de difícil acesso a predadores, de preferência os mais altos.

10. Reunir, preservar e identificar corretamente as flores, folhas, sementes, vagem de sementes ou ramos com botões de dez arbustos silvestres.

Item prático.

Obs. Alguns arbustos:

Alpina Purpurata - Bastão do Imperador - Bella Emilia - Bico-de-papagaio - Cana-do-brejo - Costela de Adão - Dombeya - Heliconia - Heliconia psittacorum - Heliconia rostrata - Malvaviscos - Pitósporo


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons